sexta-feira, 3 de abril de 2009

[e durante a semana...]

Por e-mails trocados, comentários que falavam de uma estranha obra planejada para a Praça Elis Regina,confirmaram-se. Com mapas, leis e boas pitadas de inconstitucionalidade.

Marcos mandou um e-mail diretamente de seu ateliê, confirmando o projeto de criação de um Tunel que liga a Av. Eliseu de Almeida à Av. Corifeu de Azevedo Marques. Passando por baixo de um trcho do Parque da previdência (Rodovia Raposo Tavares) e desembocando numa Larga Avenida Nova, sobre a praça!

A Obra lançada em projeto, quase em feitura, faz parte de um Plano Diretor pensado pela gestão Kassab.
(maiores detalhes virão, outros já estão: cliquemos no link ao lado sobre o túnel)

Aqui de nossas casas, somamos o planejamento do filme das Lendas ao Túnel do Terror!
Começa uma discussão caseira para levar as novidades em forma de AÇÃo.

{em direção ao sábado 28.03}

Um comentário:

Cidade Viva disse...

Olá,
Também sou moradora do Butantã e faz um tempo estava querendo entrar em contato com vocês.
Na verdade esse túnel já estava previsto no PRE (Plano Regional Estratégico) do Butantã, que tem como uma das metas realizar avenidas transversais, interligando avenidas principais (Fco. Morato, Eliseu, Raposo, Corifeu...) mas com a "Operação Urbana Consorciada Vila Sônia" houve a oportunidade de integrá-lo no projeto para "acelerar" sua realização. A Op. Urbana Vla. Sônia está prevista já pelo Plano Diretor Estratégico vigente, anterior ao Kassab, o que ocorre com a revisão que o Kassab está propondo é que toda as diretrizes estratégicas estão sendo excluídas (Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Agric. Urbana, Segurança Publica, etc) ou seja, o Kassab(ão) está fazendo uma RAPA no PDE vigente e tornando-o absolutamente flexível ao setor imobiliário. Além de túnel, a Op. Urbana prevê um aumento de 3 milhões de metros quadrados construidos para o Butantã (verticalização massiva, tipo Pompéia), ou seja, um adensamento significativo na região, porque assim é possível gerar recursos para a realização das obras "públicas". Enfim, fiz um apanhado geral, o EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) está sendo "refeito" pela SEMPLA pois foi considerado insuficiente no CADES/SVMA, temos que nos preparar para a audiência pública e articular com moradores que não estão sabendo. O Parque da Previdência será afetado com danos permanentes (e o Parque está sem Decreto de criação), além da pça Elis Regina que será suprimida.
Vamos nos falando!
abs!